Translate

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Quando nos confrontamos com muitos nomes iguais ao nosso




Há,logo à partida, uma rejeição primária. E a minha identidade e o meu ser único?
Então somos um e somos muitos?Este(a) um(a) podia ser aquele que ali está também.
Pilhas de Helenas Soares. Mesmo com o apelido aparecem muitas.
Fiquei, confesso, insatisfeita de todo este convívio.
Como seriam as minhas homónimas?
Delas apenas sabia a profissão, mas desconhecia se enquanto criaturas tinham evoluído ou se tinham estabilizado numa idade. E os seus afectos tinham evoluído?
Será que alguma(s) dela(s) bocejava quando se aborrecia ou aborrecia-se mas não bocejava?
E quantas voltas davam à colher ao mexer o açúcar na chávena?
Qual delas não utizava açúcar? Boa!,como diz a minha sobrinha Eva, podia-se ir por aí. Íriamos distingui-las pelo seu grau de "avareza".
De que cores gostavam? Quem ainda usava cêra virgem para arrancar pêlos do queixo? Será que faziam todas depilação eléctrica?
E qual delas disfarçava a fadiga com o humor?

De facto, é perturbador, procurarmos o nosso nome na Internet e encontrarmos várias que não somos nós. Então só nos resta a saudade do fomos. Porque antes éramos só nós.
Utilizei então um truque: desliguei o computador, embora bastasse clicar no rato e mudar de sítio.
E alguma coisa aconteceu.Dissolveram-se os outros meus eus que não eram os eus meus.
Rodeei-me de novo, dos meus pequenos segredos, de gestos que comandavam os meus códigos "domésticos".
Gostava de perfumes e parecia que muitos se cruzavam à frente do meu olfacto. Sorri então, lentamente.

2 comentários :

Maria, Simplesmente disse...

Faltou responder sobre a pergunta que me faz no seu comentário sobre quem comete crimes...

Penso que o meio onde a pessoa vive também tem muita influência naquilo que é ou virá a ser.
Todos nós temos que saber avaliar tudo o que nos rodeia, mas por vezes o hábito que se instala de tanto ver repetidas determinadas situações não acabará por ser normal para certas pessoas.
Isto é muito complexo, e sabe bem, que por vezes, não conseguimos descernir muito bem o que é o mal ou o que é o bem.
Tem dúvidas que hoje estamos numa sociedade do "salve-se quem puder...? Eu não, e por isso sou confrontada todos os dias com notícias que me chocam porque não foi a minha educação e fogem às regras com que fui educada: as do respeito pelo próximo.
Mas o meio em que se vive pode tornar o crime natural. E será fácil sair desse meio?
Um tema que tem muito que se lhe diga HN.

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

só agora vi este comentário, que pena... já nem interesse tem responder, mas tb não sei de quem é e gosto pouco de gente anónima